Sobre


O que podemos fazer para tornar nosso modo de vida sustentável? Como nossas atividades diárias podem ser adaptadas para não agredir o meio ambiente à nossa volta?  Como ser proativ
o em relação à preservação ambiental? Eis algumas das questões que nos colocávamos quando decidimos partir para a pesquisa e a construção do recicloblog.com.br.

Buscávamos respostas, pois a todo momento os noticiários estavam recheados de novos problemas, críticas e matérias negativas referentes ao estilo de vida adotado em todo o mundo – poluição, mau uso e desperdício de recursos naturais renováveis e não renováveis, crimes ambientais… destruição e uma ameaça eminente à vida na Terra causada pelas consequências do efeito estufa.  Logo percebemos que nossos questionamentos também eram os de muitas outras pessoas e que podíamos, mais que isso – devíamos compartilhar as informações encontradas na grande rede – para que pudéssemos atingir o maior número possível de colaboradores e “praticantes” da nossa causa.

A oportunidade surgiu em um curso de pós-graduação, no qual nos foi pedido para criar um blog e analisar o seu desempenho. O momento perfeito para aproveitar técnica, aprendizado, teoria e prática para  gerar um trabalho compromissado, sério, responsável e que tem muitas chances de se tornar uma fonte de consulta para muitos usuários que se preocupam com a vida sustentável no planeta.

Nesta primeira fase, de planejamento e implantação, buscamos nos concentrar em três focos principais – reciclagem, formação de consciência ecológica e divulgação de projetos e ações que fazem a diferença.

Em relação à reciclagem de produtos, pretendemos pesquisar e disponibilizar informações e dicas sobre o modo de fazê-lo, quem compra e vende, quais materiais são passíveis de reciclagem. Queremos criar um espaço virtual no qual as pessoas possam localizar empresas e outras pessoas que compram ou recebem materiais para reciclagem – unir necessidade, demanda e oferta.

Para a formação da consciência ecológica, vamos pesquisar cursos em vários níveis – livres, graduação, pós e complementares –  que estão voltados para a ecologia, criando uma lista de possibilidades para as pessoas que buscam construir uma carreira nesta direção, para pessoas que – como nós – buscam respostas e para aqueles que desejam fazer da reciclagem um meio de sustento para a própria vida.

Vamos apresentar também, notícias sobre o assunto e exemplos de pessoas e empresas que já estão obtendo sucesso em suas iniciativas. Além disso, pretendemos fomentar o surgimento de grupos que queiram se organizar para realizar atividades ecológicas de limpeza e reciclagem. Da mesma forma, estaremos abertos para os colaboradores que queiram nos enviar dicas, sugestões e informações.

Temos muitas outras ideias, mas pretendemos adicioná-las aos poucos, conforme a aceitação e a popularidade que atingirmos.

Enfim, sejam todos muito bem-vindos ao recicloblog.com.br, certos de que qualquer pequena iniciativa pode fazer a diferença e tornar o mundo em que vivemos um lugar melhor, por mais tempo, para todas as espécies que nele vivem.

Um grande abraço,

Equipe recicloblog.com.br