Lar doce lar – Transforme seu banheiro em um espaço verde

Simples rotinas do dia-a-dia, que ocorrem no seu banheiro, podem estar ajudando a destruir o planeta.

Dez atitudes que você pode ter no seu banheiro para ajudar o meio ambiente.

Veja as pequenas dicas a seguir durante o uso do seu banheiro que não só vão ajudar o planeta, como vão reduzir o seu gasto com a conta de água da sua casa.

 

chuveiro (1)

 

1) Chuveirotome um banho mais curto. Cada dois minutos que você economiza em seu banho podem representar uma economia de 40 litros de água.           

 

 

cortina

 

2) Cortina do chuveiroevite usá-las no banheiro e você estará contribuindo para reduzir a quantidade de plástico artificial que vai para os lixões. Você sabia que o plástico PVC não pode ser reciclado?

 

 

 

sabonete

 

 

3Sabonete – use sabonete em barra ao invés de líquido. É mais barato e economiza os custos da embalagem.

 

 

esponja

 

4) Esponja – em vez de comprar uma esponja de náilon sintético, opte por uma feita por material natural e biodegradável (por exemplo, a bucha vegetal pode ser comprada inteira em vários tamanhos e fracionada em casa, com uma durabilidade inesgotável) ou por um paninho simples e reutilizável. Você sabia que o náilon é derivado do petróleo e não pode ser reciclado?

 

 

 

xampu

5) Xampu – procure embalagens de xampu feitas de plástico reciclado, que diminuem a quantidade de lixo produzida. 

6) Condicionador – pense na ideia de comprar um xampu dois em um, que inclui o condicionador, ao invés de comprar cada um separadamente. Você não só economizará em dinheiro e embalagens, mas também poupará tempo e água ao reduzir a duração de seu banho.

 

tintura

 

7) Tintura de cabelo – se você compra tinturas para usar em casa, pode causar menos impacto no meio ambiente se escolher tintas semipermanentes, com pigmentos à base de plantas, em vez de variedades permanentes compostas por tinta sintética.

 

 

escovando dente

 

8Escovando os dentes – feche a torneira enquanto escova os dentes.

 

 

 

barba

 

9) Fazendo a barba – enquanto espera a água do chuveiro ou da bica esquentar, você pode e deve escovar os dentes.

 

 

10) Recicle o lixo – se todos simplesmente separassem o papel, o plástico e o vidro de todas as embalagens que consomem e os jogassem numa lata de reciclagem, reduziríamos em 75% a quantidade de lixo mandada para lixões.

 

Veja novas dicas para transformar outros ambientes da casa. Clique aqui!