Lar doce lar – Sua cozinha ajudando o meio ambiente

Conheça 10 atitudes que você pode ter para ajudar o meio ambiente

Cozinha verde

Simples rotinas do dia a dia que ocorrem na sua cozinha podem ajudar ou destruir o planeta. Mesmo com a vida agitada que levamos, é em casa que passamos uma parte importante do nosso dia. É justamente nela que usamos mais energia e água e onde produzimos mais lixo.

Veja as dicas a seguir:

compotagem

 

1)  Compostagem – é o processo em que os microrganismos transformam matéria orgânica como: estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, chamado de composto, que pode ser utilizado como adubo.  Se você vive em casa ou tem acesso a um quintal, pode ser uma boa opção.

 

desperdicio comida

2)  Desperdício de comida – Quando cozinhar, tente evitar desperdício usando ingredientes perecíveis dentro do prazo de validade, medindo com cuidado as quantidades e guardando as sobras para refeições futuras, em vez de jogá-las fora. Se você conseguir reduzir o desperdício em 25g por dia (equivalente a uma fatia de pão de forma), economizará 9kg por ano – o suficiente para 16 refeições.

 

filtor de agua

 

3)  Filtros de água – Instale um filtro em vez de comprar água engarrafada – você também fará uma boa economia.

 

forno

 

4)  FornoSe for assar, grelhar ou cozinhar um prato que ficará no forno por uma hora ou mais, não se preocupe em pré-aquecer o forno. Mesmo para pães e bolos, jamais pré-aqueça por mais de 10 minutos.

 

 

geladeira

 

5)  GeladeiraTire a cabeça de dentro da geladeira e feche a porta! A geladeira é o eletrodoméstico que mais consome energia em uma cozinha, e o ato de abrir a porta representa uma boa parcela da conta de luz.

 

lava-louça6)  Lava-louça - Preencha todos os espaços da sua lavadora para economizar energia e não pré-enxague os pratos antes de colocá-los lá. Faça as duas coisas e você economizará até 75 litros de água por lavagem ou 28 mil litros por ano – que é a quantidade de água que uma pessoa bebe durante toda a vida. Se tiver que lavar a louça manualmente, feche a torneira enquanto esfrega e procure juntar louça, deixando as panelas de molho em água quente para evitar esfregar muito e gastar mais água.

micro-ondas

 

 

7) Micro-ondasMantenha o forno limpo para obter o máximo dele. Isso significa menor consumo de energia, menor gasto de dinheiro e tempo de cozimento.

 

 

pote plastico - aplicar x vermelho

 

8)  Potes de armazenamentoEm vez de usar plásticos, guarde sua comida em potes de vidro ou de porcelana. Assim, é mais difícil que elementos químicos do pote se misturem à comida. Saúde em primeiro lugar! 

 

sacola plastica

 

9)  Sacos de lixoReaproveite sacolas de plástico ou sacos de papel para forrar suas latas de lixo. Você também economizará dinheiro ao não precisar comprar sacos de lixo.

 

 

Lixeiras Seletivas

 

10) Recicle o lixo – Se todos simplesmente separassem o papel, o plástico, o vidro e o alumínio e os jogassem numa lata de reciclagem, reduziríamos em 75% a quantidade de lixo mandada para lixões.

 

 

Veja como você pode fazer compostagem caseira.

Saiba como conservar verduras na geladeira evitando o desperdício.

Veja também como conservar alimentos na geladeira.

 

Quer conhecer novas dicas para transformar outros ambientes da casa? Clique aqui.