Como reciclar materiais de construção

A Natureza e o bolso agradecem – separação e reciclagem de materiais de construção ajudam a baixar os custos da obra.

Dicas de como organizar sobras e entulho de obras para não perder dinheiro.
Construir e reformar têm sido o prato principal dos governos desde a Era Lula, o que só aumentou com a realização de grandes eventos no país e o crescimento do poder de consumo da nova classe média. Isto se refletiu na construção civil que nunca esteve tão em alta.

Mas passada a euforia, percebe-se que apesar dos benefícios, o maior problema concentra-se na produção de resíduos e na dificuldade de reutilização. E a consequência é o desperdício de materiais valiosos, sobretudo pelo cidadão comum, que poluem o meio ambiente e encarecem o custo final das construções, o que reflete direto no bolso do consumidor.

Construcao1

 

O entulho de obra é um dos grandes poluidores ambientais, em geral, lançado clandestina e descuidadamente em terrenos, margens de rios, calçadas e praças dos milhares de municípios brasileiros.

 

 

 

construção2

O que é entulho

Segundo o site da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – Abrecon,

“Entulho é o conjunto de fragmentos ou restos de tijolo, concreto, argamassa, aço, madeira, etc., provenientes do desperdício na construção, reforma e/ou demolição de estruturas, como prédios, residências e pontes. Quando oriundo da construção compõe-se, de restos e fragmentos de materiais, enquanto o de demolição é formado apenas por fragmentos, tendo por isso maior potencial qualitativo, comparativamente ao entulho de construção.”
A Abrecon os divide em três grupos:

Grupo I

Materiais compostos de cimento, cal, areia e brita: concretos, argamassa, blocos de concreto.

construcao grupo1

 

Grupo II

Materiais cerâmicos: telhas, manilhas, tijolos, azulejos.

construção grupo2

Grupo III

Materiais recicláveis para outros fins: solo, metal, madeira, papel, plástico, matéria orgânica, vidro e isopor. Desses materiais, alguns são passíveis de serem selecionados e encaminhados para outros usos. Assim, embalagens de papel e papelão, madeira e mesmo vidro e metal podem ser recolhidos para reutilização ou reciclagem. Em algumas usinas de reciclagem de entulho, o gesso é enviado a cimenteiras para mistura.

construção3

 

 

Reciclar, significa, basicamente a seleção dos materiais do entulho e a trituração em equipamentos apropriados.

Como fazer:

construção4

  • Contacte algumas empresas que façam a remoção e para quem você possa vender/doar e veja a forma correta de recolhimento.
  • Separe e ensaque as sobras de materiais em um canto. Separe o material por tipos. Ensaque os fragmentos.
  • Reserve um espaço para armazená-los separadamente até que sejam recolhidos.

 

construção5

 

Saiba Mais

Se você ficou interessado em saber mais sobre os resíduos sólidos no país e o seu destino, a Associação Brasileira de Empresas Públicas de Limpeza Urbana e Resíduos Industriais (Abrelpe) divulga um relatório sobre o panorama dos resíduos sólidos no país. A versão 2012 pode ser consultada em Panorama2012.